Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

A polêmica do IPTU

Imagem: Google
Começo de ano é a época para pagar a maioria dos impostos de ordem municipal, estadual e federal. Tributos como IPVA, para veículos, taxas de coleta de lixo, de saneamento básico, de iluminação pública são os mais conhecidos impostos pagos pelos contribuintes ano após ano.

Mas nenhum desses impostos gera mais polêmica que o Imposto Predial e Territorial Urbano,o famoso IPTU. Essa contribuição é cobrada de qualquer pessoa que possua um imóvel localizado na área urbana dos municípios. O dinheiro arrecadado com o IPTU deve, segundo a Constituição Federal, ser aplicado em obras e serviços voltados para o benefício da população.

O problema é que muita gente não cumpre seu dever como cidadão e não faz o pagamento do seu Imposto. Sem esse dinheiro as prefeituras municipais, em tempos de crise como a enfrentada em 2009 e 2010, acabam sem nenhuma fonte de recursos, podendo ocasionar um grande atraso para o desenvolvimento local.

Vale salientar que pessoas que moram em domicílios alugados não tem nenhuma obrigação de pagar o IPTU do lugar onde moram. Acordos entre locador e locatário devem ser muito bem estabelecidos no ato da locação do imóvel. Com atitudes bem estabelecidas todo mundo sai ganhando e a cidade se desenvolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário