Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de abril de 2011

7 de abril, dia do Jornalista

Imagem: Via Dupla
         O dia do jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como forma de homenagear um dos mais atuantes representantes da classe jornalística: Líbero Badaró, morto no ano de 1830, na cidade de São Paulo, por opositores políticos.

          Mais do que a celebração de uma classe, o dia do jornalista comemora e exalta uma geração que lutou e sofreu, bruscamente, as consequências dos anos de chumbo da Ditadura Militar
brasileira.

        O jornalista é um profissional que prima, acima de tudo, pela ética, pela verdade. O compromisso do profissional de imprensa não é para com bandeira A ou bandeira B. O jornalista é fiel ao seu público, ao seu leitor, ao seu ouvinte.

       Busca apurar os fatos e encontrar, por mais obscura que possa parecer, a verdade. É um formador de opinião que valoriza e se apega à moral e a ética para embasar aquilo que fala ou que escreve.

       Muitas das conquistas de liberdade de expressão e opinião foram conseguidas à preço de sangue, sangue de vários honrosos jornalistas que lutaram para garantir a democracia e restabelecer o direito que cada cidadão deve ter: o de se expressar.

Silas Batista dos Santos - Jataúba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário