Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

'Cinquentinhas' tomam conta do interior

Foto: Google
Um tipo de transporte, de baixo custo de compra e manutenção, vem se tornando comum e ganhando cada vez mais adeptos nas cidades do interior do nordeste. 

Trata-se das motocicletas e motonetas de, no máximo, cinquenta cilindradas de potência, as famosas 'cinquentinhas'. Por serem de valor acessível, em média custam entre R$2 mil e R$3 mil, as 'cinquentinha's caíram no gosto popular e o número de motocicletas é recorde.

Além da vantagem do preço, esses veículos não precisam de regulamentação dos órgãos de trânsito, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), através de emplacamento e nem é exigido que o condutor porte uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por esse motivo, é grande o número de adolescente, menores de 18 anos, trafegando com essas motos nas ruas do nosso município e de outras cidades do interior do estado.

O problema encontrado com o crescimento dessa frota é o considerável aumento percebido nos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas pilotando 'cinquentinhas'. Muitas pessoas criaram o hábito de 'envenenar' as motos, acrescentando mais potência ao motor de cinquenta cilindradas. Sem a fiscalização das autoridades as 'cinquentinhas' com um motor mais potente, desrespeitando as leis de trânsito, as motocicletas circulam livremente pela cidade, quase sempre em alta velocidade, ocasionando acidentes, em alguns casos com certa gravidade.

O aumento na fiscalização é a alternativa encontrada para diminuir a quantidade de acidentes envolvendo essas motocicletas. Também é importante que os pais, que tem intenção de presentear seus filhos com uma 'cinquentinha', tomem precauções e prestem bastante cuidado com o manuseio desse veículo, que não pode ser tratado como um brinquedo. Quem quiser mais informações sobre o assunto pode entrar em contato com o posto do Detran, sediado em Santa Cruz do Capibaribe, através do telefone (81) 3731-2661 ou pelo endereço na Avenida Teofanes F. Torres Filho, 20, bairro Malaquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário